Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?

Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Lente de porcelana e DSD Digital Smile Design
27 de agosto de 2019
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Mais do que estética, seu sorriso confiante com lente de porcelana
27 de agosto de 2019
Exibir tudo
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?

Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?

O jeito de falar claro e objetivo puxa a atenção nos primeiros minutos de conversa. Herança dos 12 anos de sala de aula. Formado há 24 anos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com mestrado na Universidade de São Paulo (USP) e professor da graduação e pós-graduação da PUC Minas, o dentista Carlos Betonni (47), acredita que a tecnologia veio para ficar. Tanto que ele destaca a evolução ocorrida na odontologia na última década como um verdadeiro salto no segmento. Conversamos sobre esses recursos, cirurgia e autoestima. Acompanhe o resultado desse bate-papo, muito interesse, que mostra como tem caminhado a área em tempos de modernidade.

Alysson Resende: Hoje, é possível pensarmos em cirurgia sem dor?
Carlos Betonni:
Tivemos uma melhora muito grande nesse aspecto, desde o século passado, quando houve o lançamento do anestésico. E, atualmente, evoluímos mais e já conquistamos uma melhora grande para a diminuição da dor. E de um tempo para cá, conseguimos realizar cirurgias sem que o paciente sinta nenhum tipo de dor.

AR: As pessoas ainda têm aqueles traumas com o dentista?
CB:
O dentista ainda tem aquele estigma de malvado. E os pais têm uma influência muito ruim nisso. “Se você não comer, vou te levar ao dentista”; “Se não tomar injeção, você vai ao dentista”. Então, muitas vezes, esse trauma vem de casa.

AR: E como esses traumas podem ser amenizados?
CB:
Conseguimos realizar um trabalhar com o paciente sem dor e, ao mesmo tempo, sem memória. O que isso significa? Utilização de medicamentos e suporte médico, com anestesista. Fazemos a sedação e, com isso, o paciente não tem nenhuma lembrança do procedimento. Para se ter uma ideia, o paciente não se lembra do que aconteceu durante o procedimento. Isso se chama amnesia retórica. Do momento da utilização do medicamento até a metabolização dele, o paciente fica com amnesia. Ele tem consciência, conversa e responde à estímulo, como o de abrir a boca. Ele se comunica, com certa dificuldade, mas não se lembra de nada. É um procedimento extremamente seguro quando há acompanhamento médico. Por exemplo, a extração dos dentes sisos é traumática, já que o profissional invade estruturas internas. E é realmente traumático, seja por dor e por efeitos psicológicos.

Nos Estados Unidos, é um procedimento muito comum. No Brasil, as pessoas ainda não o utilizam por falta de conhecimento ou de custos. Contudo, penso que os pacientes têm um grande ganho na qualidade do tratamento, já que passarão por um momento traumático e não se lembrarão de absolutamente nada. Alguns sempre perguntam se “existe um remedinho para dormir”. E existe.

AR: Todo mundo precisa retirar o siso?
CB:
O ideal é que essa remoção seja feita o mais breve possível, entre os 16 e 18 anos e, no máximo, até a segunda década de vida. Quando os pré-molares [dentes de mastigação] já estão formados. Existem alguns casos em que a remoção será mandatória. Quando o dente, por exemplo, estiver muito próximo de outro permanente, que já esteja na boca do paciente em inclusão [que não nasceu], é necessário que seja realizada remoção, já que corre o risco de infiltrações.

É importante informar que, em alguns casos, pode haver outras situações mais preocupantes, como cistos e tumores malignos e benignos envolta do siso. Por isso, o que se recomenda é uma avaliação com um dentista.

AR: Vamos falar sobre cirurgia digitalizada. Do que se trata?
CB:
Em verdade, podemos falar em alguns tipos. Temos a remoção do dente siso por tomografia e exames de imagem, em que o profissional consegue checar o posicionamento dos dentes. Isso facilita a explicação para os pacientes e uma melhor visualização. Sabemos que a cirurgia virtual é uma realidade e tem sido usada para evolução tanto do cirurgião quanto do paciente.

AR: E como você enxerga a chegada da tecnologia, principalmente nas salas de aula, já que você é professor da graduação e pós-graduação da PUC Minas?
CB:
Trabalho dando aula há mais de 12 anos. Esta geração que tem chegado é totalmente digital. Tem acesso a smartphones e programa de computadores. Isso facilita o aprendizado.

AR: Você seria capaz de prever como o mercado estará daqui a cinco anos?
CB:
Tenho 24 anos de formado e posso te garantir que a última década foi a da tecnologia completa. Quando eu comecei a fazer cirurgia, no início do século XXI (no ano de 2000), percebíamos que a tomografia estava muito longe da realidade.

Os exames de imagem eram muito caros e, muitas vezes, os planos não cobriam. E hoje há acesso a esses tipos de exame. Atualmente, o que percebemos é que a tecnologia estará cada dia mais próxima da gente, não só nas nossas casas, mas também nos consultórios e em todos os lugares. Hoje, temos alguns softwares que são trabalhados nos smartphones. Consigo simular situações para o paciente na palma da mão e mostrar imediatamente o resultado. Mas tudo isso é complementar, um auxiliar. Entretanto, o clínico continua mandatório. O profissional precisa do estudo e deve buscar bons cursos. Dessa forma, a tecnologia vem como de auxílio. Volto a falar, é fundamental a formação básica em livros e estudos. Tecnologia e estudo, na verdade, caminham juntos.

AR: E, para finalizar, fale um pouco sobre o papel da cirurgia odontológica em relação à autoestima do paciente?
CB:
As cirurgias realizadas pelo cirurgião dentista, muitas vezes, têm um apelo muito grande. Por exemplo, aqueles pacientes que têm o queixo muito para dentro ou muito para fora, além da alimentação, da fonética e da respiração, compromete a autoestima. As cirurgias odontológicas hoje visam à estética, e isso é de grande importância.

Vimos uma transformação completa na vida do paciente, que tinha autoestima muito baixa. Muitos não namoravam ou nunca tinham namorado, mas, a partir do momento em que passam pelo procedimento cirúrgico, tudo muda completamente. Já vi pessoas imediatamente começando a namorar e já fui convidado até para ser padrinho de casamento [risos]. Tenho casos de pacientes que são advogados e não iam trabalhar de frente ao cliente. Eles ficavam por trás, porque não gostavam de aparecer. Depois do procedimento, passaram a ser atuantes não só atrás do computador. Isso muda completamente a vida das pessoas.

A estética hoje é fundamental. Nesta vida de redes sociais e selfies, todo mundo posta foto; e isso se tornou uma identidade. A pessoa usa a imagem e, se ela não se sente bem, não conseguirá conviver nos tempos de hoje – seja no âmbito profissional, sentimental ou da família. O paciente ganha muito mais do que uma cirurgia, é uma vida.

70.000 rpm.

Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?

Sepultamento ou enterro: entenda a diferença e como escolher

Sepultamento, enterro e cremação, você sabe a diferença? A maioria das pessoas considera que sepultamento ou enterro são sinônimos, mas estão errados. Vamos conhecer um pouco da história de […] 38Leia mais

Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?

Falecimento de avó: como lidar com a dor desse momento

Quando morre uma pessoa que gostamos muito, como o caso de falecimento de avó, por exemplo, um sentimento de tristeza e dor invade nosso coração e alma. Por mais natural[…] 29Leia mais

Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?

Você sabe quanto custa uma cremação? Veja aqui!

Saber quanto custa uma cremação é necessário para que uma pessoa possa se planejar com os custos desse processo tão difícil e que, por muitas vezes, […] 43Leia mais

Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?

Você sabe o que é tanatopraxia? Por que ela é tão importante?

Perder uma pessoa querida é um momento de muita dor tanto para os familiares quanto para os amigos. Vê-la em um caixão não é agradável, pois […] 233Leia mais

Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?

Luto infantil: saiba como lidar com crianças em relação à morte

Explicar a uma criança sobre a morte não é fácil: para lidar com o luto infantil, é necessário ter psicologia e muito afeto. Como a pessoa […] 238Leia mais

Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?

Conheça os principais modelos de caixão e urnas

As urnas funerárias são itens presentes há milênios em nossa sociedade. Antigamente, cada povo ou tribo tinha sua maneira de sepultar seus mortos, geralmente em artefatos […] 200Leia mais

Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?

Entenda os processos para saque das contas inativas de falecidos

Ainda há muita dúvida e incerteza sobre o que acontece com todas as contas inativas de falecidos, sejam elas do FGTS, do PIS-Pasep ou do INSS. No […] 244Leia mais

Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?

Você sabe por que contratar plano funerário com clube de vantagens?

A perda de um ente querido traz, juntamente com todo o sofrimento, uma série de trâmites burocráticos que dificultam ainda mais esse momento. Por isso, contar […] 192Leia mais

Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?

Confira 5 dicas de etiqueta em velórios e situações de luto

O falecimento de um ente querido é um momento marcado por imensa tristeza para todas as pessoas. O sofrimento dos familiares e amigos torna essa ocasião delicada, portanto, […]  

OS MELHORES CONTEÚDOS SOBRE GOVERNANÇA CORPORATIVA, DIREITO IMOBILIÁRIO E DO TRABALHO PARA EMPRESAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE

Seja bem-vindo ao Blog do GGSADV!

Somos um escritório que preza pela inovação jurídica para sempre auxiliar nossos clientes com as melhores soluções.

Por aqui você encontrará vários conteúdos atualizados sobre os principais temas do mundo jurídico.

Aproveite! Se tiver qualquer dúvida, não hesite em entrar em contato conosco!

Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?

PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO FAMILIAR

by Geraldo Gonçalves de Oliveira e Alves | Governança Corporativa

Eu sei que você quer o melhor para sua família e que você não quer que seu patrimônio seja motivo…READ MORE

Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?

QUAL O PAPEL DE HOLDING FAMILIAR

by Geraldo Gonçalves de Oliveira e Alves | Governança Corporativa

Eu sei que você quer o melhor para sua família e que você não quer que seu patrimônio seja motivo…READ MORE

Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?

QUAL A IMPORTÂNCIA DA HOLDING FAMILIAR

by Geraldo Gonçalves de Oliveira e Alves | Governança Corporativa

Eu sei que você quer o melhor para sua família e que você não quer que seu patrimônio seja motivo…READ MORE

Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?

COMO IMPLANTAR PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO

by Geraldo Gonçalves de Oliveira e Alves | Governança Corporativa

Eu sei que você quer o melhor para sua família e que você não quer que seu patrimônio seja motivo…READ MORE

Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?

QUAL O CONCEITO DE HOLDING FAMILIAR

by Geraldo Gonçalves de Oliveira e Alves | Governança Corporativa

Eu sei que você quer o melhor para sua família e que você não quer que seu patrimônio seja motivo…READ MORE

Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?

QUAIS SÃO OS PRINCÍPIOS DA HOLDING FAMILIAR

by Geraldo Gonçalves de Oliveira e Alves | Governança Corporativa

Eu sei que você quer o melhor para sua família e que você não quer que seu patrimônio seja motivo…READ MORE

ARTIGOS RECENTES


BAIXE A EDIÇÃO EM PDF

Destaques da Edição Mais

A REVOLUÇÃO NO SENTIDO DE SE PRODUZIR MAIS

A revolução no sentido de se produzir mais, mais…

 27 de maio de 2021  0 Edit

Carlos Alberto Teixeira de Oliveira* É preciso explicitar inicialmente e de forma clara que todo…DESTAQUES DA EDIÇÃO

O Brasil está dando certo?

 27 de maio de 2021  0 Edit

Claudio de Moura Castro A resposta a esta pergunta vem ao gosto do freguês. Escolhendo…DESTAQUES DA EDIÇÃO

PIB de Minas Gerais em 2020 foi menos pior…

 27 de maio de 2021  0 Edit

Já no acumulado da última década, a economia mineira retraiu 2,37% e registrou desempenho pior…BRASILEIROS JÁ PAGARAM R$ 1 TRILHÃO EM IMPOSTOS

Brasileiros já pagaram R$ 1 trilhão em impostos, segundo…

 26 de maio de 2021  0 Edit

Brasileiros já pagaram R$ 1 trilhão em impostos, segundo Impostômetro   Cálculo da ferramenta da Associação…COM UMA DAS MAIORES CARGAS TRIBUTÁRIAS DO MUNDO

Com uma das maiores cargas tributárias do mundo, brasileiro…

 26 de maio de 2021  0 Edit

De acordo com o IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, somente a partir…DESTAQUES DA EDIÇÃO

O Brasil convive com uma das mais elevadas cargas…

 26 de maio de 2021  0 Edit

Carlos Alberto Teixeira de Oliveira* O Sistema Tributário Nacional é perverso porque prejudica a economia.…DESTAQUES DA EDIÇÃO

Taxar exageradamente a produção é um dos grandes equívocos…

 25 de maio de 2021  0 Edit

Carlos Alberto Teixeira de Oliveira* O Brasil é um dos poucos países do mundo a…DESTAQUES DA EDIÇÃO

Tanto Imposto e nada de retorno

 25 de maio de 2021  0 Edit

Carlos Alberto Teixeira de Oliveira* Podemos afirmar que, de acordo com os dados relativos da…

Desconto na conta de luz da Cemig!

Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Glauco Diniz Duarte – o que é turbocompressor
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Máscara do Galo – Máscara Atlético Mineiro Oficial
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Desconto na conta de Luz da Cemig
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Desconto na conta de Luz da Cemig
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Cemig BH – Desconto na conta de luz
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
GDE Solar Energia Solar Fotovoltaica
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
TBIC Incorporações e Construções
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Glauco Diniz Duarte
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Glauco Diniz Duarte
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Glauco Diniz Duarte
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Glauco Diniz Duarte
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Glauco Diniz Duarte
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Glauco Diniz Duarte
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Glauco Diniz Duarte
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Glauco Diniz Duarte
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Glauco Diniz Duarte
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Glauco Diniz Duarte
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Dentista Dr. Alysson Resende
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Academia Exito
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Go Fit Sports atividades físicas no seu condomínio
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Academia Êxito unidade castelo BH
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Academia Êxito unidade Ponte Nova
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Dr. Alysson Resende, Invisalign Doctor Diamond Emerald, Ortodontia e ortopedia Facial, Dentista de BH
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Invisalign Ortodontista Credenciado Dr. Alysson Resende odontologia
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
LENTES DE PORCELANA DENTISTA
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Estamparia Vila Rica Belo Horizonte
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Espaço Fitness – A academia da família
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
ED Amorim Coquetelaria, Gastronomia, Viagens e Hotéis
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Search Engine Optimization – Seo Muniz
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Academia em Belo Horizonte
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Portaria remota virtual eletrônica Hypersec
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Funerária Metropax – Funerária Belo Horizonte
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Academia e Estúdio Fitburn Brasil
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
AULA PARTICULAR ONLINE
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Crachá
Odontologia moderna, o papel da odontológica em relação à autoestima?
Fernanda Cunha Fotografie – Neugeborene – Bad Segeberg

Os comentários estão encerrados.

Ajuda? Chat via WhatsApp