Por que e como fazer o checkup do sorriso?
Por que e como fazer o checkup do sorriso?
27 de agosto de 2019
Exibir tudo
Lentes de contato dental, que é esse tratamento?

Lentes de contato dental, que é esse tratamento?

O que é esse tratamento?

Nossa sociedade valoriza cada vez mais a aparência. Cuidamos mais do nosso físico, vestimos-nos sempre de olho na moda, entre outros. Nesse contexto, um sorriso belo é mais uma necessidade. A vontade de ter dentes brancos, alinhados e harmônicos nem sempre foi possível. Graças ao avanço de conhecimentos e tecnologia em materiais e procedimentos, atualmente oferecemos aos pacientes tratamentos que tornaram esse sonho realidade, sendo as lentes de contato dental um desses procedimentos e uma referência para a odontologia estética e funcional.

Até chegarmos às lentes de contato dental, os materiais odontológicos tiveram uma grande caminhada, indo da madeira, do ouro e do marfim às ligas metálicas. Porém, mesmo com estas, o nosso desejo de ter restaurações “invisíveis” ainda não passava de um desejo.

Finalmente, por meio de anos de estudo, conseguimos obter materiais à base de resinas e cerâmicas que reproduzem as características do tecido dentário de maneira esplêndida, permitindo que as restaurações fiquem extremamente naturais. As porcelanas, que são um tipo de cerâmica, passaram por uma grande evolução desde seu surgimento na odontologia.

Trabalhos de excelência, como os do habilidoso técnico Adriano Rafael, do Laboratório Futura, são de grande importância para a técnica. Ele atua confeccionando laminados que conservam o dente ao máximo, os quais, ao serem fixados, são extremamente resistentes e duráveis, com o maior ganho estético e funcional possível.

Com essa técnica, conseguimos anatomizar dentes desproporcionais, com desgastes, ou até mesmo corrigir pequenos defeitos de mal posicionamento sem o uso de aparelho dental — motivos pelos quais vem ganhando grande destaque, tendo famosos (como o futebolista Ronaldinho Gaúcho, as atrizes de Hollywood, Lindsay Lohan e Demi Moore, entre outros) aderindo à modalidade, que hoje está ao alcance de todos.

Para indicarmos um procedimento como esse, todo um estudo é realizado. Avaliamos desde características oclusais às gengivais do paciente. A técnica deve ser escolhida de forma criteriosa, para garantir o sucesso do tratamento e a satisfação do paciente.

Meu amigo dr. Hans Hatner sumariza o tema da seguinte forma: “A odontologia se encontra na era do branco, da estética. Deixamos a madeira para as florestas; o ouro, para as joias; o marfim, para os elefantes; e os metais, para serem utilizados de outras formas. Hoje conseguimos utilizar a porcelana, que era o nosso desejo desde o século 18, como expresso por Chemant com seu ‘dente de porcelana’”. E temos resultados incríveis!

Vivemos um período de grandes avanços tecnológicos, e as lentes de contato dental são o ápice da tecnologia, sendo utilizadas em função da saúde e da beleza.

Os comentários estão encerrados.

Ajuda? Chat via WhatsApp